Dicas

24/06/2017 - JactoClean orienta sobre pressão e vazão de lavadoras

A pressão nominal de trabalho, a vazão e a qualidade do jato de água devem ser considerados na hora de escolher o modelo de lavadora de alta pressão mais adequado para cada aplicação

Pode parecer simples, mas escolher o modelo mais adequado de lavadora de alta pressão exige atenção a algumas informações importantes, como a pressão nominal de trabalho e a vazão do jato de água que cada produto oferece, fatores que podem fazer uma grande diferença no desempenho e na qualidade da limpeza. A JactoClean, referência nacional em equipamentos para serviços de limpeza, dá algumas orientações sobre estes aspectos.

Segundo o diretor geral da JactoClean, Antonio Luis Francisco (PJ) para se definir por uma lavadora de alta pressão, o consumidor precisa levar em consideração detalhes como qualidade do jato de água, tipo de motor (indução ou universal), materiais da bomba (se o cabeçote é de alumínio ou de plástico; se o pistão tem revestimento de cromo ou não), a rede de assistência técnica da marca, a disponibilidade de peças de reposição e, também, a pressão nominal de trabalho e a vazão oferecidas pelos diferentes modelos.

Isto porque a capacidade de limpeza de uma lavadora é resultado da pressão nominal de trabalho (isto é, a força com que a água sai da máquina), da vazão de água (a quantidade de água que sai da máquina por minuto) e da qualidade do jato de água. A relação pressão x vazão mais adequada dependerá do objeto ou local a ser lavado e das características da sujeira - mais ou menos incrustada.

O diretor geral da JactoClean explica que é difícil um só produto atender de forma perfeita todas as necessidades de limpeza. "Quando há sujeiras incrustadas a pressão é o item mais importante. Já para retirar sujeiras mais leves, a vazão de água é mais relevante, pois agiliza a limpeza", informa. Além disso, o uso da alta pressão para tirar sujeiras incrustadas permite economizar água. "Sem essa pressão seria necessário um tempo maior para se concluir o trabalho, logo uma quantidade maior de água para uma limpeza eficiente", completa.


Atenção nas especificações
Ao adquirir uma lavadora de alta pressão, o consumidor encontrará algumas especificações na embalagem ou no manual de instruções sobre o produto, que definem os parâmetros do equipamentos, conforme exigências da Portaria nº 371 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Indústria (Inmetro): pressão nominal de trabalho (lbf/pol², bar e MPa), pressão permissível admissível (lbf/pol², bar e MPa) e vazão média (l/min e L/h). "Em respeito aos usuários dos nossos equipamentos, a JactoClean sempre informou a pressão e a vazão reais de seus produtos, mesmo antes da Portaria entrar em vigor", relata o executivo.

Ele explica ainda que o consumidor deve ficar atento ao índice pressão nominal de trabalho, que é o principal fator de definição da capacidade de limpeza do produto. “A pressão máxima admissível se dá apenas no momento em que o gatilho é fechado, ou seja, é um pico de pressão provocado pelas características de projeto das lavadoras. Isto não significa que quanto maior a pressão máxima admissível, melhor é o produto”, afirma o diretor geral da JactoClean.

Uma lavadora para uso residencial, de modo geral, apresenta vazão média entre 5 a 8 litros/minuto e pressão nominal de trabalho entre 1.000 e 1.450 lbf/pol². Vale destacar que a pressão e a vazão verificadas na torneira do imóvel podem interferir no desempenho da lavadora. Entretanto, dependendo da qualidade do projeto da máquina, esta interferência pode ser menor ou maior.